Se você quer ser líder, precisa desenvolver algumas habilidades

Se você quer ser líder, precisa desenvolver algumas habilidades

Se você quer ser líder, precisa desenvolver algumas habilidades

Enfrentamos uma crise de liderança no Brasil, não apenas no setor público, mas também dentro das empresas. Setenta e cinco por cento dos altos executivos concorda que a responsabilidade da liderança é uma questão crítica para o negócio, e apenas 37% destes estão satisfeitos com o nível de responsabilidade demonstrado pelos líderes dentro de suas organizações (Human Resources People & Strategy (HRPS) e Lee Hecht Harrison 2015). Temos cada vez menos profissionais que se tornam referência de liderança a ponto de inspirarem pessoas para atuarem como líderes e motivar seus liderados.

Grande parte desse cenário é fruto da complexidade para se desenvolver um perfil de liderança nos dias de hoje, pois o perfil das equipes e dos indivíduos que as formam é bem diferente de tempos atrás. As competências necessárias para o papel de liderança exigiam muito menos da parte comportamental dos profissionais, e ainda eram muito centradas no conhecimento técnico.

O tempo mostrou que esse perfil técnico não tinha as competências necessárias para as responsabilidades do cargo de liderança. Ainda hoje, as empresas caem na armadilha de promover seus melhores técnicos para cargos de gestão, mesmo sem conhecer suas habilidades para isso.

Mas então, quais são as habilidades necessárias para que um profissional consiga desenvolver um papel de liderança nos dias de hoje?

Listamos aqui 5 habilidades fundamentais para o novo Líder.

1 – Mostre ser confiável

Os liderados precisam olhar para o seu líder e perceber credibilidade e transparência. Não é possível liderar sem ser confiável. Isso afeta o comprometimento da equipe e a capacidade de persuasão fica reduzida. Não é possível engajar as pessoas se elas não confiam nos seus líderes.

2 – Mapeie o perfil de seus liderados

Dedique tempo para conhecer seus liderados mais profundamente. Sabendo quais são seus pontos fortes e fracos fica mais fácil de administrar seus recursos humanos e orientá-los para o crescimento. Essa é a única maneira de manter a equipe se desenvolvendo constantemente e alinhada à estratégia da organização.

3 – Entenda as diferentes gerações

É fundamental considerar que o modelo de liderança sobre um profissional de 18 ou 70 anos não pode ser o mesmo. Não é possível liderar da mesma forma pessoas com perfis e valores extremamente diferentes e até opostos. O líder precisa adaptar seu modelo de gestão levando em consideração a geração dos profissionais de sua equipe.

4 – Dê feedback formal constante

O Feedback não é uma opção: é uma obrigação. Liderar sem dar feedback é o mesmo que dirigir um carro de olhos fechados. Você precisa coordenar os esforços de sua equipe, e para isso a orientação e acompanhamento do desempenho é essencial. Importante: faça isso de maneira formal, fazendo com que seus liderados não tenham dúvida sobre se esta conversa é ou não um feedback. Ter uma metodologia para isso faz toda a diferença.

5 – Invista em conhecimento

Busque conhecimento constante. Leituras, cursos, palestras, vídeos ou qualquer outro tipo de informação que possa lhe trazer conhecimento. Não apenas o conhecimento específico e relacionado a sua atividade fim, mas todo e qualquer conhecimento que desenvolva seu raciocínio abstrato sobre o mundo e o mercado. Você precisa estar atualizado de uma maneira geral.

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