Quais são as soft skills mais exigidas pelo mercado

Quais são as soft skills mais exigidas pelo mercado

Quais são as soft skills mais exigidas pelo mercado

O desenvolvimento de habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, já é uma necessidade real para os melhores profissionais no mercado de trabalho, não apenas como diferencial, mas sim como fundamental para a carreira.

Aprender a administrar a parte comportamental do perfil é de extrema relevância para o crescimento da carreira. Essa tarefa pode ser desenvolvida por qualquer profissional através de treinamento, coaching ou até mesmo atividades independentes.

Disciplinas como inteligência emocional, gestão de conflitos, habilidades de negociação e gestão de gerações já fazem parte do currículo obrigatório de diversos cursos de graduação, pós-graduação e especialização, tanto na área de RH quanto em áreas técnicas. Não é mais possível contratar ou promover um líder de área técnica que não tenha as soft skills bem desenvolvidas.

Muitas soft skills são desenvolvidas através da experiência. O conhecimento adquirido através da prática é essencial para que as habilidades sejam alcançadas a pleno.

Abaixo, listamos algumas das principais soft skills para que você tenha sucesso na carreira:

1 Saiba quem você é

O autoconhecimento é passo chave para o início e condução de um processo de desenvolvimento. É muito importante reconhecer suas habilidades e atitudes e como elas refletem no seu desempenho. Com essa consciência, qualquer tomada de decisão e mudança fica mais fácil e assertiva.

2 Leve o tempo necessário para crescer

Ter paciência quando se fala em evolução na carreira é fundamental. São muitas variáveis que podem interferir no seu desempenho e crescimento. Tenha certeza de que está fazendo tudo que está ao seu alcance e o resultado positivo será consequência. Busque analisar suas ações e os resultados das mesmas para aprimorar a cada dia.

3 Treine sua empatia

Perceba o quanto uma postura empática pode ajuda-lo a alcançar seus objetivos quando você depende das relações para alcança-los. Mostrar abertura e colocar-se no lugar dos outros facilita a comunicação e aproxima as pessoas para relacionamentos construtivos e baseados em confiança.

4 Assuma suas fraquezas e procure desenvolve-las

Se você sabe quais são suas principais fraquezas, o primeiro passo é assumi-las. A partir daí conviver com elas e desenvolve-las para que se tornem suas aliadas será muito mais fácil. Ninguém é muito bom em tudo que faz e nem precisa ser. Se você identificar a necessidade de melhoria em algum aspecto de seu perfil, trace um plano de ação que o auxilie a melhorar nessa área e tudo ficará mais claro.

5 Permita-se errar

Entenda que por traz de todo o erro deve haver um aprendizado e não há ganhos se não assumirmos alguns riscos. Pior do que cometer erros é não correr o risco de acertar. Portanto, saiba que durante sua trajetória profissional haverão grandes percalços que demandam resiliência e paciência, e apenas passando por eles você chegará ao sucesso.

6 Desenvolva uma comunicação eficaz

Saber se comunicar tem a ver com falar e, principalmente, ouvir e perceber. Estar atento ao ambiente e ao que os outros falam é fundamental para seu crescimento. Além disso, dominar uma metodologia de comunicação e praticar feedback constante (dar e receber) irá mantê-lo informado sobre se você está o caminho certo para alcançar seus objetivos.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade