O Segredo dos grandes ouvintes

O Segredo dos grandes ouvintes

O Segredo dos grandes ouvintes

Baseado no artigo “What great listeners actually do”. Publicado em hbr.org.

Por Ricardo Missel*

Grande parte dos profissionais e líderes de pessoas já concluíram a relevância de ser um bom ouvinte. Os benefícios de ouvir o que os outros falam vão além do interesse de entender os outros, ou

até mesmo mostrar respeito. Ser um bom ouvinte pode se um grande diferencial entre profissionais.

No entanto, é bastante comum considerarmos que, para sermos bons ouvintes, basta demonstramos três comportamentos durante uma conversa:

– não falar enquanto os outros estão falando;

– mostrar que estamos ouvindo, através de expressões físicas e sons como “mmm-hmm”;

– conseguir repetir o que os outros disseram com precisão.

Uma pesquisa com mais de 3900 profissionais em cargos de nível gerencial coordenada pela Zenger / Folkman, consultoria especializada em desenvolvimento de lideranças, identificou algumas outras características semelhantes no comportamento de profissionais considerados melhores ouvintes por seus colegas. Foi observado o perfil dos 5% que mais se destacaram em relação à habilidade de saber escutar, e foram descritos os seguintes comportamentos:

1 – Ouvir bem é muito mais do que ficar quieto.

As pessoas percebem como melhores ouvintes aqueles que fazem perguntas que direcionam para novos insights ou descobertas. São intervenções específicas que colaboram com o desenvolvimento da fala do outro interlocutor, levando em conta o que este está falando e colaborando para construção de um pensamento evoluido. O diálogo passa a ser bidirecional.

2 – Bons ouvintes colaboram para a autoestima de quem está falando.

Quando o ouvinte se manifesta validando ou corroborando com o pensamento de quem fala, essa pessoa se sente valorizada e compreendida, criando uma relação de confiança e fidelidade entre as partes.

3 – As conversas precisam ser cooperativas

Conversas que evoluem com interações bilaterais e o objetivo de colaborar com o desenvolvimento mútuo fluem mais facilmente. Em algumas empresas com grau elevado de maturidade em relação ao feedback, é possível observar numa mesma conversa feedbacks paralelos, de um para o outro ouvinte, sem que isso prejudique os objetivos de desenvolvimento.

4 – Sugestões estruturadas

O bom ouvinte consegue comentar e realizar considerações que os outros aceitem e possam se tornar caminhos alternativos construtivos para a conversa. Sugerir ideias demonstra atenção e interesse no que se ouve.

Fica claro a partir desses comportamentos que os melhores ouvintes são aqueles que interagem de alguma forma na conversa, com o objetivo de potencializar ideias e descobertas.

Ainda a partir da pesquisa, foram definidos alguns níveis de escuta, que podem ser definidos como:

Nível 1: O ouvinte consegue criar um ambiente para falar sobre questões difíceis, complexas ou emocionais.

Nível 2: O ouvinte elimina distrações e concentra a atenção na outra pessoa, principalmente pelo contato visual.

Nível 3: O ouvinte busca entender a ideia que pode estar por trás do que o locutor está verbalizando e utiliza de perguntas para confirmar suas percepções.

Nível 4: O ouvinte observa sinais não verbais e outros sinais sutis da linguagem corporal. Pesquisas falam que 80% da comunicação é realizada através desses sinais.

Nível 5: O ouvinte consegue reconhecer sentimentos e interpretá-los de forma imparcial e empática, evitando julgamentos.

Nível 6: O ouvinte consegue esclarecer as falas do locutor e propor soluções construtivas, sem que precise trazer a atenção para si ou para seus problemas.

Procure exercitar o alcance de algum desses níveis durante uma conversa, a fim de potencializar os resultados tanto para você quanto para quem você está conversando.

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