O Líder Coach

O Líder Coach

O Líder Coach

Para avançar nos atuais modelos de gestão organizacional, observa-se uma tendência do desaparecimento do estilo de liderança fundamentalmente autocrático para alcançar os resultados imediatos, pois este líder não mantém os talentos trabalhando perto de si por muito tempo e seus resultados tendem a não ser sustentáveis. Portanto, toma espaço no mundo corporativo o líder educador, que cuida da sua equipe, desenvolve, motiva, está próximo das pessoas e não perde o foco no resultado a ser atingido. Nasce o conceito de reeducação corporativa, processo conduzido pelo Coaching Estratégico como forma de aprimorar o desenvolvimento das lideranças nas organizações.

É um grande engano quando pensamos que o Coaching é um método moderno para o desenvolvimento pessoal e profissional.  Coaching é uma técnica que tem origem em um “moderno” princípio que existe há 2500 anos. Os mais inovadores treinamentos têm partido do conceito de que não há liderança eficiente se não houver autoconhecimento, pensamento milenar do filósofo Sócrates, com a inesquecível frase: “CONHEÇA-TE A TI MESMO”  Dois mil e quinhentos anos depois, o grande mestre da administração, Peter Drucker fala: “Minha recomendação nº 1 para o sucesso na vida profissional é SAIBA QUEM VOCÊ É”. Portanto, estamos falando de um processo milenar, testado e aprovado pelos maiores sábios da história da humanidade, longe de ser um modismo.

O processo de Coaching Executivo é uma relação de muita confiança entre o coach (profissional) e o coachee (cliente). O coach incentiva o coachee a reflexão e análise das situações, com novas perspectivas. Por ser desenvolvido individualmente, o Coaching Executivo se propõe a estabelecer metas customizadas e com prazos definidos. É imprescindível que haja feedback constante entre os dois, facilitando a compreensão mútua e a troca de experiências.

Por que tantos líderes estão aderindo ao Coaching Executivo? Há 18 anos atuando como Executive Coach com empresários, ainda me surpreendendo com a crescente busca, pelos executivos e jovens profissionais, do Coaching Executivo para o autodesenvolvimento dos gestores em todas as áreas de atuação. Constatei que o objetivo fundamental nesta busca é o aperfeiçoamento e atualização às novas exigências de gestão empresarial.

Eric Schmidt, presidente do Google, diz: “Um dos principais e mais importantes conselhos que recebi na vida foi de um Coach. O processo ajudou a ter mais clareza e assertividade na minha vida profissional”. Ele ainda complementa: “Todo mundo precisa de um Coach”.

Estudo realizado pela AMA/Institute for Corporate Productivy Coaching Survey (projeções de 2008 até 2018) identificou os cinco principais motivos que levam um profissional a buscar um Coach:

79% – Aumentar a produtividade e melhorar a performance individual.

63% – Desenvolver o perfil de liderança e executar os planos de sucessão.

60% – Melhorar a performance dos funcionários individualmente

56% – Melhorar o desempenho organizacional.

44% – Desenvolver habilidades específicas para gerenciamento de crises e problemas.

Acrescenta-se ainda outro motivo relevante. As atividades até então realizadas exclusivamente pela área de Recursos Humanos nas organizações, como recrutamento, seleção, desenvolvimento de lideranças, pessoas e equipes, feedback, demissões, avaliações de desempenho e promoções, gestão de conflitos e administrar as resistências às mudanças das equipes de trabalho passaram a ser funções exigidas dos profissionais nos cargos de gestão em todas as áreas, técnicas e humanas. Portanto, é responsabilidade dos líderes a boa performance de seus subordinados.

Comprovei, em quase duas décadas de experiência com diferentes coachees, que o Coaching Executivo é uma técnica altamente eficaz para suprir estas demandas. É realizado através de uma metodologia específica que contempla análise comportamental, reuniões sistemáticas, planejamento e follow-up dos objetivos estabelecidos. A estrutura e metodologia de trabalho, acompanhada de disciplina e dedicação, favorecem a ascensão na carreira dos profissionais através do sucesso das metas e prioridades estabelecidas.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade