A invasão das ferramentas de gestão de pessoas nas organizações

A invasão das ferramentas de gestão de pessoas nas organizações

A invasão das ferramentas de gestão de pessoas nas organizações

Avaliações de potencial, Coaching, Gestão por Competências, Avaliações de Desempenho e 360º, Feedback Corporativo, Pesquisas de Clima Organizacional, Capacitação de Lideranças, técnicas de Recrutamento e Seleção e Follow-Up constante da performance têm sido a grande onda nas organizações.

Elas invadiram o mundo empresarial e estão mudando a mentalidade dos empresários e profissionais dentro das organizações. Nunca tantas pessoas procuraram seu próprio aperfeiçoamento profissional, estudaram e inovaram por conta própria, sem esperar pelo apoio financeiro da empresa onde trabalham.

Os diversos tipos de avaliações de performance e monitoramento constante do desempenho estão abrindo novas oportunidades para especialistas das mais diversas áreas. Hoje, os indivíduos se interessam por algo maior, que é seu crescimento como profissional e também como pessoa. Começa a se tornar comum, em áreas essencialmente técnicas como informática e engenharia, profissionais que buscam atualização técnica e comportamental, novas posturas e autoconhecimento para corresponderem às expectativas do mercado e aperfeiçoarem seu desempenho.

É um novo conceito no mundo dos negócios e uma nova visão estratégica, onde o feedback e as avaliações não são mais percebidos como críticas ou encaradas como ofensa pessoal, mas sim como oportunidades de evolução para o bom desempenho da função.

Os processos de gestão de pessoas passam de opção para necessidade no ambiente competitivo. Implementar essas ferramentas torna-se obrigação para empresas que querem alcançar bons resultados através das pessoas. Este processo exige uma mudança cultural de uma civilização que aprendeu, a centenas de anos, que o erro leva à punição. Passamos para um momento onde a humildade, a aceitação e o reconhecimento das limitações funcionam como fonte de aprendizado e desenvolvimento profissional constante.

Este é o final da Era do “quem é o culpado?”. As pessoas passam a aceitar suas limitações e terminam os disfarces de perfeição. Não é mais necessário mascarar os erros, pois as dificuldades são analisadas, compreendidas e estabelecem-se novos padrões de conduta. Isso é bom para todos, pois ganham a empresa e o profissional.

A demanda das empresas pelo líder que saiba lidar com pessoas vem aumentando a cada dia. Conhecer as próprias características e as de sua equipe é a maneira mais assertiva de desenvolver pessoas.

É fundamental que, para alcançar os melhores resultados com as pessoas, ocorra a preparação dos colaboradores através de treinamentos avançados, que desenvolvam a maturidade e uma nova cultura no ambiente empresarial.

Avaliações de potencial, Coaching, Gestão por Competências, Avaliações de Desempenho e 360º, Feedback Corporativo, Pesquisas de Clima Organizacional, Capacitação de Lideranças, técnicas de Recrutamento e Seleção e Follow-Up constante são as mais modernas ferramentas para gerar e manter mudanças de comportamento, mas podem trazer resultados catastróficos se não utilizadas de maneira profissional. Perceber quando as pessoas estão devidamente preparadas e maduras para isso é imprescindível.

Empresas que não possuem ferramentas de gestão de pessoas, não utilizam o feedback e não avaliam o desenvolvimento dos colaboradores são menos produtivas, pois perdem o foco com muita facilidade.

O Brasil e o mundo são os maiores beneficiados neste processo de mudança cultural e utilização das ferramentas de gestão de pessoas, pois teremos um povo com maior autoconhecimento, maturidade para transformar e inovar, mais satisfeito, e assim, poderemos garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Artigo publicado na coluna de Simoni Missel no Jornal Zero Hora.

*Simoni Missel é Coach Executiva, especialista em Gestão de Pessoas, mestre em Psicologia e Sócia diretora da Missel Capacitação Empresarial, autora do livro Feedback Corporativo e palestrante.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade