INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E PESSOAS

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E PESSOAS

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E PESSOAS

Por Simoni Missel

A Inteligência Artificial, assim chamada a inteligência semelhante a humana e aplicada através de softwares nas mais diversas áreas, vem impactando na forma diferente, mais veloz, precisa e científica de fazer o que já se fazia, e também o que nunca se fez.

Em função de uma nova exigência do mercado, as empresas devem apresentar resultados mais rápido e cada vez mais precisos. A receita do sucesso é: velocidade, atendimento diferenciado, custos baixos e preços competitivos. Estas características têm oportunizado posições de destaque para muitas empresas.

Porém, para desenvolver essas características, as pessoas são uma condição essencial. “Profissionais certos nos lugares certos”, equipes competentes no que fazem, comprometidas e interessadas em aperfeiçoar-se continuamente fazem parte da fórmula do sucesso.

Para adaptar esta demanda às atuais exigências do mercado, as empresas estão recorrendo a avaliações mais precisas e imparciais dos funcionários, baseadas na Inteligência Artificial (IA) e em softwares de gestão de pessoas, eliminando favoritismos e protecionismos ou mesmo avaliações duvidosas de rendimentos. A Inteligência Artificial está transformando de forma disruptiva os processos de avaliação de performance e desenvolvimento dos profissionais no mundo corporativo.

A IA analisa a performance dos funcionários a partir do cruzamento de dados da companhia e projeções lógicas sobre o desempenho individual, sendo possível prever a performance de seus empregados.  Pode fornecer dados que informam aos empregados quais atributos devem ser desenvolvidos para conquistar novos cargos. Identifica as habilidades que devem ser desenvolvidas através de treinamentos específicos, técnicos e comportamentais. Além disto, verifica se o funcionário ganhou novas habilidades a partir do sistema de treinamento realizado.

Este novo modelo de avaliação, pode prever o tempo em que uma equipe levaria para terminar determinada tarefa, qual a produtividade de cada funcionário e o retorno que ele dá para empresa.

Todos estes e muitos outros aspectos que podem ser avaliados pela IA fornecerão relatórios gerenciais, que irão contribuir cientificamente para as decisões das lideranças quanto ao desenvolvimento de carreira de seus funcionários. Considerando estas disrupções na gestão de pessoas, muitos líderes estão reestruturando os modelos de gestão vigentes até então. Para essas práticas que utilizam a IA na gestão de pessoas pode ser dado o nome de People Analytics.

Portanto, o grande desafio dos profissionais é capacitar-se para as profissões do futuro, tanto com competências técnicas como comportamentais e de liderança, pois aqueles que forem melhor avaliados em sua performance e oferecerem os melhores resultados, serão garimpados pelas organizações.

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade