Feedback à distância. Por que é ainda mais importante?

Feedback à distância. Por que é ainda mais importante?

Feedback à distância. Por que é ainda mais importante?

Imagem: Freepik

Por Ricardo Missel*

No meio corporativo, quando falamos em RH e gestão de pessoas, feedback é a metodologia utilizada pelos profissionais para darem e receberem retornos em relação ao seu desempenho nas atividades que realizam. A importância dessa troca de informações já é consenso para líderes e subordinados, tanto para o desenvolvimento das pessoas como para a melhoria da performance dos negócios.

Um dos principais objetivos do feedback é alinhar as expectativas dos profissionais com as demandas da empresa, onde o gestor orienta as ações dos subordinados conforme a necessidade do negócio. Por isso o feedback é uma ferramenta de gestão muito ligada à estratégia competitiva.

Num cenário de incerteza e crise global, o comportamento das pessoas é diretamente impactado, pois uma das nossas necessidades básicas mais relevantes fica bastante afetada: a estabilidade. Por isso, nesses momentos é comum ouvirmos relatos de pessoas que apresentam problemas de saúde como depressão, stress e crises de pânico, mesmo que antes desse cenário nunca tivessem apresentado nenhum sintoma relacionado. Nesse sentido, o feedback pode apresentar resultados muito interessantes. E é justamente por isso que ele se torna ainda mais relevante durante a crise.

Abaixo listamos algumas das principais reações comportamentais que se manifestam em períodos de crise e incerteza e como o feedback pode atuar em benefício das pessoas e das organizações:

Reações comuns Como o feedback por ajudar
Tenho medo de perder o emprego Através do feedback, o profissional tem a clareza da relevância de sua atividade e o quanto seu trabalho tem valor, independente do momento da empresa.

 

Tenho dúvidas sobre o desempenho Quando utiliza uma metodologia correta, o líder consegue avaliar o desempenho do profissional de forma a deixá-lo ciente de seus pontos fortes e necessidades de desenvolvimento.

 

Não sei o que a empresa espera de mim O Feedback esclarece as expectativas e atualiza o profissional em relação às demandas pelo seu trabalho durante períodos de incerteza e cenários futuros.

 

Desconheço as possibilidades de crescimento na empresa Durante as reuniões de feedback, o líder pode colocar para o colaborador as suas possibilidades de crescimento dentro da empresa e o que ele deve fazer para alcançá-las, sem gerar falsas expectativas.

 

Quando dou feedback, tenho medo de parecer muito crítico A abordagem correta de feedback vai fazer com que você consiga ser claro e evidencie o que está falando, sem parecer ofensivo ou dar a ideia de que está analisando a pessoa, ao invés de seu comportamento específico.

 

Não sei se estou recebendo um feedback, uma crítica ou uma dica Uma metodologia correta de feedback faz com que a pessoa perceba a conversa como uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, e não apenas como uma crítica ou dica

 

Imagem: Designed by Freepik

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