Engajamento: a chave da Motivação

Engajamento: a chave da Motivação

Engajamento: a chave da Motivação

Todos os seres humanos têm alguma necessidade de pertencer a algum grupo: uns mais outros menos. O fato é que perceber-se como parte importante de algo é fundamental para sentir-se relevante e percebido, principalmente no ambiente de trabalho. Além dos interesses financeiros, o interesse das pessoas em trabalhar vai além da remuneração e benefícios oferecidos pela empresa. Isso tem a ver com o que motiva as pessoas.

Por isso engajamento e motivação estão diretamente ligados. Envolver as pessoas de forma a mantê-las conectadas com seu negócio é fundamental para a motivação. Mas então, como produzir os efeitos positivos que são fruto do engajamento para motivação. Colocamos nesse artigo 5 dicas sobre como manter sua equipe engajada e, consequentemente motivada para os resultados do negócio.

1 – Ouça as pessoas

As pessoas precisam ser ouvidas. Quando damos atenção a alguém estamos ao mesmo tempo captando informações e valorizando suas opiniões. Conhecer pontos de vista diferentes e interpretá-los sobre uma ótica imparcial é fundamental para mapear os anseios de sua equipe, além de facilitar sua análise sobre os prováveis gargalos de crescimento do negócio.

2 – Permita o erro e torne-o parte do aprendizado

Permitir o erro significa permitir o crescimento. Se você não tolerar erros e equívocos você estará afastando sua equipe de correr riscos e, consequentemente, afastando seu negócio da inovação. Errar faz parte do processo. O importante é que o erro sirva sempre como aprendizado e oportunidade para refletir. As pessoas serão mais criativas e inovadoras nesse ambiente.

3 – Conheça as competências da equipe

Não é possível liderar uma equipe da qual não se conhece as competências. É necessário saber do que as pessoas são capazes antes de torna-las responsáveis por algo. Tenha certeza de que conhece ao máximo tanto as competências técnicas quanto as comportamentais de cada membro da equipe. Isso irá maximizar os resultados e deixá-los mais motivados para as suas atividades.

4 – Delegue e desenvolva

Distribua funções que podem ser feitas por outras pessoas, sempre as preparando para isso. Essa pratica permite que você esteja mais atento a estratégia e seja menos operacional. Além disso, potencializa os resultados pois otimiza a mão-de-obra. Você estará valorizando as pessoas.

5 – De Feedback Positivo

Elogie! O elogio é uma excelente forma de engajar e motivar sua equipe. Porém, procure fazer isso de maneira construtiva, deixando claro o motivo pelo qual está elogiando, evidenciando o fato e reafirmando o comportamento positivo.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade