Como sistematizar o Feedback Corporativo

Como sistematizar o Feedback Corporativo

Como sistematizar o Feedback Corporativo

Por Ricardo Missel

“O Feedback Corporativo como ferramenta de gestão de pessoas tem potencial infinito. É possível empregar a metodologia em qualquer ambiente corporativo, em qualquer setor, com qualquer profissional, e os resultados serão incríveis. ”

 

Entretanto, tenho percebido uma constante dificuldade dos gestores na tentativa de tornar essa prática sistemática no dia a dia profissional. Muitas vezes, mesmo dominando a prática do Feedback Corporativo, gestores tem demonstrado grandes dificuldades em aplicar a metodologia de maneira sistemática, e assim aproveitar todos os benefícios que ela proporciona.

 

Ao analisar os principais motivos que dificultavam tornar o Feedback Corporativo uma prática sistemática no ambiente de trabalho, me deparei com diversos fenômenos comuns a maioria dos profissionais que enfrentam desafios de gestão. Esses desafios ficam ainda mais visíveis quando o profissional tem pouca experiência com a metodologia do Feedback e com os desafios da gestão de pessoas.

 

A principal dificuldade para sistematizar a ferramenta no dia a dia está relacionada a disciplina de gestão do feeder (quem dá o feedback), tanto para preparação quanto para programação da reunião de Feedback. Além disso, é fundamental que durante esse processo sejam registradas as informações e os follow-ups desenvolvidos com os takers (quem recebe o feedback), facilitando assim o acompanhamento pelo gestor de vários colaboradores.

 

Essa dificuldade fica muito evidente durante programas de Avaliação de Desempenho desenvolvidos nas empresas, onde o colaborador tem suas competências avaliadas (pode ser avaliado pelo gestor, par, subordinado e até se auto avaliar). Com base nos resultados dessa avaliação é gerado um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que apresenta alguns pontos importantes para a melhora da performance do profissional, e que irá orientar um trabalho de desenvolvimento de carreira apoiado pelo gestor.

 

Neste processo, o gestor deve acompanhar o desenvolvimento do colaborador, período que demanda reuniões de feedback constantes. Programas de Avaliação de Desempenho sem acompanhamento e feedback constante não trazem resultados, são custosos e desgastam os envolvidos. Um gestor que não apoia o desenvolvimento do PDI de seus colaboradores é corresponsável por seus resultados. Como reflexo, a equipe se desmotiva e a empresa perde a confiança dos colaboradores, que passam a não acreditar na gestão das pessoas naquele ambiente.

 

Compreendendo essa necessidade tão latente e importante no cenário corporativo, a Missel Capacitação Empresarial desenvolveu uma ferramenta que apoia os gestores a sistematizar o Feedback Corporativo como ferramenta de gestão de pessoas. O Feedback Manager é um software em tecnologia cloud (“na nuvem”, com total mobilidade e segurança de armazenamento), extremamente simples e intuitivo, que tem como principal objetivo apoiar gestores para sistematizar a metodologia do Feedback no dia a dia de trabalho.

 

Como principais funcionalidades do Feedback Manager podem se destacar o apoio na aplicação da metodologia do Feedback Corporativo através de formulários práticos e didáticos, totalmente adaptados à realidade de reuniões produtivas e com foco no desenvolvimento imediato do colaborador. Ainda, o software gera um histórico das reuniões, gerando um relatório com informações extremamente relevantes tanto para o gestor quanto para o RH da empresa.

 

Outra dificuldade que o Feedback Manager soluciona é relacionada ao agendamento das reuniões de Feedback. Com um grande número de reuniões e compromissos diários, as reuniões de Feedback acabam sendo desmarcadas ou até mesmo esquecidas pelos gestores. No software, o gestor pode visualizar com clareza o PDI, as reuniões de cada um de seus colaboradores, se preparar para elas, sincronizar as reuniões com o aplicativo Google Agenda e receber lembretes para realiza-las.

 

Este é um software de grande mobilidade, com recursos práticos e direcionados à um público que sabe quanto a Gestão das Pessoas impacta no resultado das organizações.

 

*Ricardo Missel é Gerente de Projetos do Feedback Manager

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade