Como a Cultura Organizacional impacta a Estratégia dos negócios

Como a Cultura Organizacional impacta a Estratégia dos negócios

Como a Cultura Organizacional impacta a Estratégia dos negócios

Toda a estratégia de negócios em ambientes organizacionais é liderada pelas pessoas. São elas que coordenam e executam as ações do planejamento estratégico das empresas. Porém, não é apenas a atividade das pessoas e os ativos do negócio que impactam os resultados e objetivos do planejamento: a cultura organizacional é fator-chave para condução de planos de ação com excelência.

A partir dessa abordagem, a cultura organizacional passa a ter uma importância estratégica além da simples representação dos valores, costumes, comportamentos e crenças da organização. Ela pode interferir positiva ou negativamente sobre o desempenho das pessoas e das práticas de gestão. Portanto, conhece-la a fundo e administra-la como um ativo do negócio é fundamental para o desempenho da estratégia.

E é possível fazer a gestão da cultura organizacional a fim de aprimorar os resultados das ações estratégicas da empresa? A resposta é sim, e isso é fundamental para o sucesso.

Fazer a gestão da cultura organizacional não é uma tarefa simples. Além de exigir uma grande capacidade de análise, diagnóstico e envolvimento com as pessoas, demanda uma alta habilidade de comunicação e motivação dos recursos humanos. Ainda, conduzir a gerência de ativos intangíveis como a cultura organizacional exige tempo e experiência. São comportamentos e atitudes proativas e estruturadas que constroem marcas e negócios com cultura organizacional orientada para o crescimento sustentável.

Uma boa cultura organizacional torna-se uma competência estratégica para condução de planos de ação bem estruturados. Os valores, costumes, comportamentos e crenças das pessoas passam a ser diferenciais competitivos frente a um mercado de baixa confiança, principalmente em países que passam por períodos de crise como o Brasil. Criar um ambiente organizacional orientado por líderes bem preparados para conduzir processos de mudança é uma prioridade para vencer esses desafios, pois são eles que irão multiplicar a cultura para suas equipes.

Algumas habilidades dessas lideranças precisam ser constantemente desenvolvidas para que essas atitudes tenham impacto relevante dentro das empresas: comunicação, feedback, capacidade de engajamento, relacionamento interpessoal, motivação e empatia.

Portanto, num cenário de mercados globais extremamente complexos e onde novos concorrentes aparecem a todo momento, a cultura organizacional passa a ser um diferencial competitivo que impacta diretamente nas estratégias de todos os tipos de negócio.

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