AUTOCONHECIMENTO E FEEDBACK CORRETIVO

AUTOCONHECIMENTO E FEEDBACK CORRETIVO

AUTOCONHECIMENTO E FEEDBACK CORRETIVO

Autoconhecimento e Feedback Corretivo

Por Simoni Missel

Parece que na década passada e nessa que se inicia houve um movimento onde pessoas e empresas estão mais atentas à relevância do autoconhecimento, e o impacto desse tanto nos aspectos ligados à vida pessoal quanto profissional. Isso é o reflexo do entendimento de que pessoas que desenvolvem seu autoconhecimento podem produzir mais e ter melhor desempenho na carreira.

A importância do autoconhecimento foi uma das transformações que o desenvolvimento tecnológico trouxe para as organizações. Uma vez que a tecnologia e a industrialização se tornaram democratizados, ou seja, de fácil acesso para todos, um dos grandes diferenciais das empresas está no ser humano, nas suas atitudes, comportamentos, produtividade e capacidade de reinventar-se constantemente.

A busca pelo autoconhecimento nos obriga a adquirir constantemente mais conhecimento sobre nós mesmos, o que é difícil e muitas vezes doloroso. Ouvir feedbacks corretivos sobre nossa maneira de ser e agir pode ser tão difícil que, por vezes, preferimos evitar estes momentos a ouvir alguns comentários sobre nós mesmos. Isto sem falar que, frequentemente, esses comentários corretivos vêm de pessoas que não se preocupam com as palavras que utilizam na hora do feedback, nem em qual é o impacto dessas palavras em quem recebe.

Vivemos um intenso e constante conflito interno que pode nos gerar certa tensão. Isto ocorre porque o ser humano tem o instinto de crescimento e evolução, mas também a necessidade de ser aceito como é socialmente e profissionalmente. Através do feedback corretivo temos a indicação de que, diferentemente da nossa avaliação, nossas atitudes, sentimentos e comportamentos podem estar sendo percebidos de maneira diferente ou oposta as nossas intenções. Perceber isso como uma oportunidade de crescimento tem a ver com abrir mão das nossas certezas e razões, para adaptar nossas ações de uma forma mais construtiva para determinado contexto.

Hoje em dia, não é mais possível viver encerrado em uma bolha sem querer olhar para fora e saber qual o impacto das nossas atitudes nas outras pessoas ou mesmo no ambiente em que vivemos. Esta escolha evita o crescimento, a evolução e impossibilita o profissional a permanecer no mercado de trabalho.

A capacidade de aceitar genuinamente e refletir verdadeiramente ao receber um feedback corretivo, ainda que desconfortável, é uma competência que pode ser desenvolvida. Essa capacidade tem sido muito procurada pelo mercado de trabalho e se destaca nos profissionais mais desenvolvidos e nas gerações Y e Z.

Considerando meus 22 anos de estudos sobre feedback corporativo e a realização de diversas pesquisas com gestores, aprendi muito sobre os benefícios de fazer escolhas inteligentes com as informações recebidas através de feedbacks corretivos. Compartilho com você alguns dos principais benefícios dessa postura positiva e a abertura para os feedbacks corretivos:

– Os relacionamentos evoluem de forma sustentável;

– A autoestima torna-se mais fortalecida;

– Aumenta a aprendizagem técnica e comportamental;

– Aumenta a satisfação no trabalho;

– Potencializa a criatividade;

– Facilita o período de adaptação à novas atividades e ambientes;

– Reduz o turnover;

– Oportuniza relações de maior confiança e consideração;

– Reduz o tempo para solução de conflitos.

Pesquisas mostram que organizações que utilizam o feedback corporativo no ambiente profissional, seja ele corretivo ou positivo, e aplicados a partir de uma metodologia, follow-up e sistematização, criam uma cultura de gestão de pessoas altamente positiva e desfrutam de altos níveis de produtividade e retenção de talentos.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.


Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/admin/web/blog.feedbackmanager.com.br/public_html/wp-content/plugins/contact-form-7/includes/formatting.php on line 59



Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade