5 táticas para desenvolver uma Cultura de Resiliência

*Por Ricardo Missel
O termo VUCA (sigla do inglês para volatility, uncertainty, complexity and ambiguity), utilizado para caracterizar um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, tem estado presente em grande parte do conteúdo que lemos diariamente, seja direta ou indiretamente. A todo momento somos impactados pela ideia de que as mudanças sociais, tecnológicas, políticas e outros aspectos relevantes ao nosso redor poderão sair do nosso controle ou tomar proporções inimagináveis, a qualquer momento.
O fato é que precisamos estar mais preparados para lidar com as incertezas decorrentes desse novo cenário. Nosso poder de ação e reação às mudanças e novas estruturas é o que irá impulsionar nosso desempenho.
Para isso, o desenvolvimento de algumas competências que facilitem a gestão de mudanças e disrupção constante é fundamental. Uma dessas competências é a resiliência. Resiliência é a capacidade do indivíduo em saber lidar com as mudanças, obstáculos e situações adversas da melhor forma possível, reduzindo ao máximo o impacto negativo que estas possam causar.
Quando falamos sobre uma Cultura de Resiliência no ambiente corporativo, aumentamos a abrangência do conceito de resiliência para um espectro maior de variáveis impactantes como globalização, tecnologia e mercados. Criar um ambiente organizacional com pessoas resilientes para administrar os impactos sobre o negócio é criar uma Cultura de Resiliência que se prolifere entre todos os colaboradores.
É possível identificar empresas que saibam lidar melhor com as características do mundo VUCA. São aquelas que, mesmo em momentos de crise ou instabilidade econômica, conseguem administrar as adversidades e obstáculos de forma positiva, reduzindo os possíveis impactos negativos desses períodos.
Ao analisar as estratégias dessas empresas, independente da área ou mercado em que atuem, podemos perceber algumas ações e táticas em comum, que facilitam o desenvolvimento de uma Cultura de Resiliência para organização. São elas:
Foco no desenvolvimento de Líderes Coach
A liderança tem papel fundamental nesse contexto. Líderes Coach conseguem mais facilmente apoiar os colaboradores para tomada de decisão correta em momentos de incerteza. As pessoas precisam coordenar e unir esforços em momentos críticos, e isso é responsabilidade direta das lideranças.
Prática do feedback constante
O feedback constante é uma solução rápida que facilita o entendimento do que deve ser feito e corrige rotas. Em momentos onde a agilidade e flexibilidade precisam estar presentes, o feedback constante é a principal ferramenta de uma liderança eficaz.
Abertura para inovação a partir do design
Inovação é a palavra-chave para enfrentar o mundo VUCA. Empresas com profissionais inovadores e habilitados com ferramentas de design conseguem construir soluções e oportunidades de crescimento, mesmo em situações complexas e desfavoráveis.
Equipes multigeracionais
Combinar experiência, conhecimento e agilidade de diferentes gerações equilibra e embasa a tomada de decisão para definição das melhores estratégias.
Visão sistêmica e pensamento estratégico
Enxergar a empresa como um ser vivo dentro de um organismo complexo que é o mundo VUCA. Isso faz com que o pensamento estratégico considere todas as variáveis, internas ou externas, que possam impactar a organização e, dessa forma, crie as melhores táticas para responder as adversidades.
Será que a sua empresa está preparada para uma Cultura de Resiliência?