5 razões para você manter sua equipe motivada

5 razões para você manter sua equipe motivada

5 razões para você manter sua equipe motivada

Mesmo que as organizações ou startups deem início às suas atividades com grandes ideias e promessas de melhorias, é imprescindível que um bom entrosamento entre a empresa e equipe esteja acontecendo. Uma equipe que está totalmente focada nos resultados do negócio conseguirá realizar todas as suas atividades de modo a atender as demandas do mercado, realizando os trabalhos com excelência no melhor prazo possível.

O desenvolvimento e a produção de uma empresa estão totalmente ligados a necessidade de colaboradores dispostos a dar o melhor de si. Uma organização que tenha entre seus colaboradores competências complementares geridas de maneira estratégica, conseguirá no futuro, resultados cada vez mais positivos e sustentáveis.

Pensando nisso, percebe-se que para a realização e a conquista de bons resultados tanto para organização como para colaborador, deve-se manter a equipe sempre motivada. A motivação, deste modo, contribui para que a realização das atividades ocorra com disposição, dedicação e excelência. Falando em motivação, listamos as 5 principais razões para que a equipe se mantenha motivada:

Visibilidade do colaborador: Quando um colaborador percebe que está sendo notado, ele têm mais ânimo para realizar suas atividades, e quando percebe que sua participação na empresa é essencial para as conquistas de resultados, estará cada vez mais disposto a dar o seu melhor. Um facilitador para esse quesito é criar espaços para apresentação de resultados das áreas. Consiste em analisar dois aspectos básicos: o aspecto positivo, de modo que o gestor esteja ciente das realizações do colaborador e parabenize pelo trabalho executado, mantendo um bom relacionamento e entusiasmo com o colaborador. E o aspecto corretivo, a fim de apontar os erros e oportunidades de melhoria. permitindo que a equipe apresente soluções para o problema que fora encontrado.

Reuniões e apresentação de resultados: Reuniões que apresentem os resultados obtidos pelas demandas realizadas, são excelentes oportunidades para alinhar necessidades e expectativas. Permitir a inserção de toda a equipe nas reuniões e apresentando as realizações, fará com que os colaboradores sintam-se parte da empresa e se enxerguem como fundamentais para evolução e desenvolvimento dos negócios. Permitir que os colaboradores compartilhem suas ideias, expondo e discutindo em grupo melhores soluções são uma forma de manter a equipe bem motivada.

Software de gestão de equipe: Criar um sistema de gestão de equipe é essencial para que se perceba o desempenho de cada colaborador ou profissional na organização. Um sistema bem definido auxiliará no controle das demandas realizadas, na possibilidade de correção de erros ocorridos e a avaliação de qualidade sobre os serviços realizados. Deste modo, torna-se essencial mostrar para cada colaborador que as tarefas estão sendo bem executadas, que os erros podem ser corrigidos a partir de algumas adaptações e que a participação de cada colaborador é essencial para que a sinergia do grupo traga bons resultados para a empresa.

Trabalhar o pessoal x profissional: Sabe-se que em diversos momentos, separar o pessoal e o profissional é um ato complicado, tratando-se do estado emocional do colaborador. Profissionais, como todas as pessoas, eventualmente acabam tendo problemas que na maioria dos casos só podem ser resolvidos em um espaço de tempo que coincide com o horário comercial. Deste modo, se os colaboradores não encontram saída para poderem resolver tais pendências devido à rigidez dos horários de trabalho, a frustração acabará coincidindo com o desempenho e a realização das atividades na empresa. É extremamente necessário haver um bom relacionamento entre empresa e colaborador, de modo a deixar claro que a transparência é fundamental para que ambas as partes estejam satisfeitas e tranquilas, a ponto de poder manter um relacionamento de liberdade e confiança.

Plano de carreira: Um plano de carreira é o sonho de todo colaborador que está satisfeito e realizado com a empresa onde trabalha. Não há nada mais motivador do que saber que, se seu desempenho cumprir as expectativas do seu cargo, sua passagem na empresa não será estagnada. Oportunidades para crescer e evoluir profissional e financeiramente são essenciais para o desempenho e otimização de resultados. Visualizar essas oportunidades com clareza torna os colaboradores mais engajados para os resultados.

Investir na motivação da equipe é um dos maiores bens para qualquer organização. Criando um ambiente cooperativo, têm-se um potencial motivacional muito maior do que uma gestão que está centrada apenas em metas e resultados. Manter o bom relacionamento entre colaboradores e empresa é essencial para o bom desempenho dos negócios.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade