5 grandes desafios de gestão de pessoas nos próximos 5 anos

5 grandes desafios de gestão de pessoas nos próximos 5 anos

5 grandes desafios de gestão de pessoas nos próximos 5 anos

Já é consenso nas empresas que são líderes em seus mercados que a Gestão dos Recursos Humanos é fator-chave de sucesso para bons resultados dos negócios. Perceber as pessoas como os grandes responsáveis pela inovação e sustentabilidade do corebusiness das empresas e agir de acordo com essa premissa é fundamental.

No entanto, lidar com pessoas e administrar os diferentes perfis de profissionais em uma mesma empresa, com princípios e interesses pessoais diferentes e ainda, alinhá-los aos objetivos da organização, não é tarefa nada fácil. Para isso, as lideranças precisam estar capacitadas para conduzir as pessoas e enfrentar os desafios que essa gestão impõe.

Neste artigo, listamos 5 dos principais desafios que as lideranças deverão enfrentar em busca da excelência quando o assunto é gestão de pessoas.

1 – Humanização X Resultados

Mais do que nunca se fala na qualidade de vida e satisfação dos colaboradores como fundamental para alcançar os resultados de maneira sustentável. Em contrapartida, percebemos uma exigência de cada vez mais dedicação e horas de trabalho para se alcançar os mesmos resultados de tempos atrás.

Esse dilema sobre como manter qualidade de vida em um ambiente de concorrência e margens de lucro reduzidas tem tirado as lideranças da zona de conforto. Práticas que buscam criar melhores relacionamentos entre as pessoas nas empresas e espaços voltados para o bem estar dos profissionais são formas de tornar o ambiente organizacional mais humanizado e atrativo.

É fato que separar a vida pessoal da profissional já não é tão simples, muito em consequência da tecnologia que aproxima pessoas e negócios a todo momento. Portanto, humanizar as empresas é fundamental para trazer bons resultados.

2 – Retenção de talentos

Nunca foi tão difícil manter os melhores profissionais na sua equipe. As formas de localizar os melhores profissionais e as oportunidades que o mercado oferece faz com que os talentos tenham opções de carreira em mais de uma empresa com facilidade.

Ações de retenção de talentos são primordiais para manter a atratividade e engajamento destes profissionais que mais trazem resultado e inovação para os negócios. São treinamentos, benefícios, feedback constante, remuneração atrativa e oportunidades de crescimento que irão mantê-los na sua equipe.

3 – Recrutamento assertivo

Errar na hora da seleção das pessoas custa tempo e dinheiro. Daí a importância da assertividade nos processos de recrutamento. O mercado de consultorias RH oferece diversas ferramentas para apoiar esse processo e reduzir as incertezas na hora de selecionar profissionais novos ou até na promoção de alguém da equipe.

Recrutar não é um processo subjetivo. Com o passar do tempo e depois de muitos equívocos, ficou claro para as lideranças que conduzem as pessoas nas empresas que o perfil comportamental e as competências técnicas podem ser mapeadas antes da contratação, e isso aumenta a assertividade desses processos.

4 – Feedback Constante

Dar feedback para as pessoas de sua equipe não é uma opção: é obrigação. Essa é a melhor forma de mantê-los engajados para os resultados e alinhados com os objetivos e estratégias da empresa. Portanto, sistematizar a aplicação de uma metodologia de feedback é fundamental para desenvolver pessoas.

O desafio da sistematização ainda é o maior empecilho para a prática da ferramenta, pois exige alta disciplina e dedicação. Ferramentas como o Feedback Manager apoiam este processo e facilitam o dia a dia dos gestores de pessoas.

5 – Gestão de Gerações

Hoje, dentro de uma mesma empresa, o líder tem que administrar a gestão de profissionais de cinco diferentes gerações. São profissionais de 18 a 80 anos, que atuam na mesma equipe e muitas vezes em funções hierárquicas que não se relacionam com a idade – são jovens de 25 anos liderando profissionais de 60.

Essas relações entre as diferentes gerações são complexas, pois os perfis de cada uma exigem diferentes modelos de gestão, e conciliar as relações entre estes profissionais não é tarefa fácil. O líder deve estar habilitado para lidar com este grande desafio.

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