5 ferramentas para ajudar na gestão de pessoas

5 ferramentas para ajudar na gestão de pessoas

5 ferramentas para ajudar na gestão de pessoas

Trabalhar com a gestão de pessoas de uma empresa consiste em compreender e gerenciar os recursos humanos da sua empresa de maneira estratégica. Isso engloba todas as ações, as reações, os métodos, processos e práticas que são desenvolvidas pela empresa para manter o bom relacionamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Pensando na evolução dessas práticas e processos para o desenvolvimento dos colaboradores da empresa, é possível identificar no mercado diversas ferramentas que auxiliam na Gestão de Pessoas. Ferramentas essas que se tornam fundamentais no apoio estratégico das organizações. A seguir listamos 5 ferramentas e como elas podem trazer benefícios para a empresa.

Avaliação de desempenho: É um método bastante objetivo para avaliar o desempenho dos colaboradores nas suas funções, analisando a performance individual e a produtividade de cada profissional. Deste modo, a ferramenta identifica se aquele profissional está apto para realizar suas atividades e se executa as funções que são de sua responsabilidade com eficiência, entregando um serviço de qualidade. Apesar dos bons resultados que a ferramenta proporciona, tem se discutido muito a importância da continuidade desse processo através da prática de feedbacks constantes, ou seja, reuniões entre colaboradores para utilizar o resultado das avaliações a fim de apoiar o desenvolvimento do avaliado.

Controle de Feedback: ter registro e controle dos Feedbacks é essencial para Gestão de Pessoas. Os gestores precisam compreender a importância das reuniões de feedback para o engajamento dos colaboradores, que valorizam muito essas oportunidades de desenvolvimento. Além disso, o Feedback deve ser praticado a partir de uma metodologia correta, para que não seja considerado uma simples conversa informal. Portanto, o Feedback deve ser claro e específico, orientando o desenvolvimento e reforçando os bons comportamentos.

Pesquisa de Clima organizacional: Uma análise do clima organizacional funciona como forma de orientar e identificar aspectos importantes para o ambiente organizacional, e que consequentemente afetam o desempenho dos colaboradores. A partir de uma Pesquisa de Clima realizada entre os colaboradores, pode-se perceber variáveis como o engajamento e a motivação dos colaboradores por fazerem parte da organização. Compreender o clima organizacional é essencial para que o desempenho dos colaboradores seja eficiente. Esta ferramenta mede a percepção dos colaboradores sobre a estrutura oferecida pela empresa, seja física, por meio das instalações ou pessoal, representada pelas lideranças, além de outros aspectos como remuneração e benefícios, oportunidades de carreira, etc.

Capacitação de colaboradores: Trabalhar com o desenvolvimento dos profissionais dentro da própria empresa é fundamental para que suas competências sejam constantemente atualizadas e a motivação seja mantida. Programas de capacitação oferecidos pela própria empresa são mais assertivos e geram melhores resultados, pois estão alinhados às estratégias de acordo com as necessidades da organização. Além disso, essa modalidade de treinamento interno eleva a autoestima dos colaboradores, que percebem que estão sendo valorizados e que a empresa emprega neles a confiança de que podem ser ainda melhores.

Coaching: Trabalhando além da capacitação de colaboradores, o coachingcomo forma de desenvolvimento individual de novos líderes entra como uma ferramenta de visão futura. Cada vez mais as empresas estão buscando formar líderes multidisciplinares e, principalmente, capacitados para desenvolverem boas equipes. Através das lideranças bem desenvolvidas é que as organizações conseguem colocar em prática suas estratégias de negócio. Seja pelo desenvolvimento das competências dos líderes, pelo aumento da motivação, do engajamento e da produtividade, programas de coaching tem trazido excelentes resultados na capacitação dos profissionais.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Saiba Mais

  • Publicidade