5 dicas para ter o Engajamento como aliado na gestão de pessoas

5 dicas para ter o Engajamento como aliado na gestão de pessoas

5 dicas para ter o Engajamento como aliado na gestão de pessoas

Engajamento vai muito além de motivar e distribuir boas recompensas. A empresa que acredita que satisfação no trabalho é suficiente para engajar pessoas irá perder seus talentos, que mais do que nunca querem sentir-se parte do negócio.

Formar equipes éticas e comprometidas, não só com suas atividades, mas com os valores da empresa, não é tarefa fácil. A ideia de conduzir um processo de engajamento parece tão intangível para muitos líderes que eles acabam abrindo mão de entender o quanto isso pode impactar positivamente seus negócios.

O “detalhe” mais desafiador na busca pelo engajamento dos colaboradores é que esse processo precisa ocorrer numa direção “top down”, ou seja, iniciar pelos cargos de liderança e ser multiplicado a cada nível hierárquico. Portanto, a disseminação estratégica dos valores, cultura da empresa e formação de lideranças comprometidas é o primeiro passo para que o engajamento dê certo. E esse trabalho demanda tempo, dedicação e investimento no desenvolvimento de pessoas através de treinamentos e programas de coaching.

É importante ter claro que o engajamento depende da sinergia entre as pessoas e o negócio, e nem sempre é possível engajar qualquer tipo de profissional a qualquer perfil de empresa. Identificar as pessoas que têm maior adesão a cultura e valores do seu negócio deve ajudar a promover o engajamento, assim como também será necessário assumir a necessidade de abrir mão de algumas pessoas durante a formação da equipe ideal.

Pessoas engajadas produzem resultados sustentáveis. Isso porque suas atitudes e ações são dirigidas por um mindset de longo alcance, ou seja, elas conseguem identificar mais facilmente quais são os melhores caminhos para suas decisões táticas e estratégicas, pois têm mais facilidade para identificar os resultados dessas ações e atitudes de maneira sistêmica (as consequências sobre todas as áreas do negócio).

Apesar da complexidade para estruturar uma cultura que prime pelo engajamento das pessoas, vale ressaltar cinco pontos importantes que são básicos e fundamentais para que qualquer líder consiga engajar suas equipes, não apenas às suas atividades e à sua área, mas à empresa como um todo.

5 Dicas para ampliar o engajamento das pessoas com o negócio da Empresa
  1. Tenha certeza de que a comunicação interna da empresa é eficiente

As pessoas precisam saber o que acontece dentro da empresa, e principalmente como a empresa se comunica com o mundo. Portanto, tenha certeza de que todos recebem as mensagens institucionais, conhecem os reflexos das estratégias nos resultados e possam ser porta-vozes do negócio

  1. Incentive e reconheça iniciativas positivas

Ao incentivar a geração de iniciativas você ganha ideias, inovação, criatividade e assume que o poder do seu negócio está nas pessoas que fazem parte dele. E não deixe de reconhecer quem colabora nesse sentido.

  1. Sistematize a prática do feedback.

Não existe nenhuma ferramenta mais poderosa para desenvolver pessoas do que o feedback recorrente. Além disso, a prática do feedback gera reconhecimento, potencializa resultados, alinha estratégias e gera engajamento da forma mais direta possível.

  1. Use ferramentas de gestão que permitam mapear pessoas e o ambiente.

O mercado oferece diversos tipos de ferramentas de mapeamento de perfil que apoiam a gestão de pessoas e facilitam a tomada de decisão estratégica para os recursos humanos. Isso impacta diretamente na satisfação profissional e pessoal das pessoas.

Outras práticas como avaliações de desempenho e pesquisas de clima também apoiam a mensuração do desempenho das pessoas e das estratégias para o capital humano.

  1. Potencialize relacionamentos através da transparência

Deixe claro as expectativas da empresa sobre cada pessoa e como essa expectativa será mensurada, principalmente em relação as competências comportamentais. Isso é fundamental para gerar a confiança nos relacionamentos e eliminar o distanciamento entre equipes e líderes.

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