5 dicas para sustentabilidade em um mundo virtual

Imagem: freepik / rawpixel
Já não podemos mais negar: vivemos em um ambiente virtual na vida pessoal e profissional. A maioria das nossas atividades são realizadas em computadores, celulares, usando a internet, redes sociais e grande parte do nosso tempo acontece em um universo online.
É inevitável que estejamos atentos à alguns aspectos críticos que impactam nossa produtividade em qualquer circunstância, mas principalmente nesse cenário onde o home office e a tecnologia invadem nosso dia a dia sem possibilidade de escolha. Por isso, abordamos 5 aspectos bastante relevantes para que você organize seus planos e prioridades para manter a produtividade e os bons resultados em um mundo virtual. São pontos críticos para que as empresas e líderes estejam atentos, pois impactam fortemente no desempenho de qualquer profissional.
1 – Estabeleça as formas e parâmetros corretos para avaliar o desempenho.
Você precisa definir metas e desafios para o seu trabalho, como forma de medir o seu desempenho sozinho. Trabalhando à distância e menos próximo do ambiente do escritório ou outro local formal de trabalho, a figura do líder ou o acompanhamento das atividades pode perder a eficiência, o que não pode resultar em uma perda de produtividade. Ao estabelecer formas de mensurar seu desempenho, esse risco é reduzido.
2 – Elimine possíveis falhas de comunicação com a equipe.
Crie momentos formais para alinhamento com os colegas (pares, superiores e subordinados), mas estabeleça canais de acesso descomplicados e janelas de disponibilidade. Existem diversas ferramentas para facilitar essa comunicação. Dedique um tempo para definir esses canais e os momentos em que as trocas de informação irão ocorrer.
3 – Entenda que você é o seu líder em vários aspectos.
Esteja atento aos sinais do seu corpo e ao seu índice de produtividade. Trabalhando sozinho você perde algumas referências que tinha quando encontrava seus colegas de trabalho, até mesmo em relação ao tempo e ao desempenho. Procure hábitos saudáveis e uma rotina que não sobrecarregue sua saúde. Verifique se não pode melhorar ou aperfeiçoar alguma prática do home office, mesmo as mais simples.
4 – Encontre uma maneira formal e sistemática de dar e pedir feedback positivo e corretivo.
O Feedback é a melhor forma de desenvolvimento e alinhamento das pessoas com as suas atividades e os objetivos do negócio. Dê feedback para sua equipe ou peça feedback ao seu gestor como forma de se manter estrategicamente consciente do seu desempenho e da percepção das pessoas sobre você.
5 – Encontre rotinas de trabalho e espaços que não afetem o foco nas atividades.
Um novo ambiente pode impactar positiva ou negativamente no seu trabalho. Por isso, olhe ao redor e identifique o que pode desviar o seu foco e impactar negativamente na sua produtividade. Mudanças de horário, espaço de trabalho adaptados e outras rotinas são fatores importantes para que você trabalhe da melhor forma.