5 benefícios do People Analytics para gestão de pessoas

5 benefícios do People Analytics para gestão de pessoas

5 benefícios do People Analytics para gestão de pessoas

Imagem: freepik / stories

*Por Simoni Missel

Um mercado cada vez mais complexo e veloz exige das empresas maior profissionalização e assertividade nas decisões e estratégias. Alcançar essas demandas é uma responsabilidade direta dos líderes dentro das organizações. Para acompanhar o ritmo destas transformações, os gestores se veem obrigados a exercer um novo modelo de liderança mais proativa, e as empresas, um novo modelo de Gestão de Pessoas baseado em ciência e tecnologia.

O People Analytics (PA) chegou nas empresas com a missão de apoiar os líderes no difícil desafio de tornar a Gestão de Pessoas mais precisa e menos subjetiva, utilizando de uma combinação de ciências humanas e exatas. Ele tem origem na língua inglesa e sua tradução literal para o português significa “análise de pessoas”.

Estamos nos referindo ao PA como uma metodologia que utiliza dados relacionados às pessoas (em sua grande maioria em volumes bastante altos, conhecidos como bigdata), às suas competências e aos seus comportamentos dentro e até mesmo fora do trabalho. É perfeitamente natural que, por se tratar de uma metodologia recente, as empresas ainda encontrem alguns obstáculos para implantação da ferramenta como a imprecisão dos resultados, a dificuldade de organizar os dados, a falta de histórico e informações consolidadas, a pouca habilidade das pessoas em analisar os gráficos e tendências, além da mudança de cultura necessária para trabalhar com esse tipo de método.

De qualquer forma, não há dúvida de que People Analytics veio para ficar. Grandes empresas que possuíam um grande volume de dados, das mais diversas origens a respeito de seus colaboradores, já têm utilizado das técnicas do PA para gerar informações estratégicas bastante fidedignas e relevantes a partir de algoritmos próprios e customizados.

Portanto, é possível destacar 5 benefícios diretos da utilização do People Analytics nas organizações. São eles:

  • Aumento da qualidade dos processos seletivos: reduzindo o tempo de recrutamento, seleção e focando na busca do perfil ideal (estratégia) que a empresa precisa.
  • Identificação de gargalos de retenção de talentos: analisando dados sobre contratações, demissões, entrevistas de desligamento, níveis de engajamento e motivação é possível identificar perfis mais e menos propensos a se manterem na empresa.
  • Mensurar a eficácia dos planos de ação: a análise estatística de dados sobre T&D, pesquisas de clima, avaliações de desempenho, benefícios e outros podem gerar informações antes consideradas subjetivas a respeito da eficácia da maioria das ações do RH.
  • Clima organizacional, motivação e engajamento: entender o que mais impacta o clima, a motivação e o engajamento das pessoas a partir de informações sobre como estas percebem o ambiente, as pessoas e seu papel na organização, e quais correlações podem ser feitas a partir daí.
  • Prevenção de acidentes: dados de sinistralidade, afastamento por problemas de saúde, periculosidade e outros que podem apresentar tendências e minimizar problemas como acidentes de trabalho, riscos evitáveis e situações indesejadas.

A tendência para o uso de dados a fim de gerar informações e insights estratégicos para gestão de pessoas é irreversível. É claro que alguns pré-requisitos são fundamentais para possibilitar essa prática, já que o PA demanda um volume de informações considerável e conhecimento de estatística bem desenvolvido, coisas que nem sempre estão à disposição das empresas.

O fato é que usar ciência para aumentar a assertividade na tomada de decisão sobre a gestão das pessoas precisa ser encarado como um desafio a ser vencido, de imediato. Empresas que não compreenderem a relevância dessa prática perderão dinheiro e bons profissionais.

A ferramenta People Analytics incentiva os gestores usarem dados e ferramentas que já estavam sendo aplicadas em outras áreas da organização, agregando cientificidade aos dados subjetivos, não menos importantes, para o sucesso das pessoas e das organizações.

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