4 passos para desenvolver resiliência na sua equipe

4 passos para desenvolver resiliência na sua equipe

4 passos para desenvolver resiliência na sua equipe

Estar preparado para lidar com as incertezas e mudanças de percurso no dia a dia de trabalho não é tarefa fácil, mas tem sido uma capacidade bastante exigida pelas empresas de seus colaboradores e até durante processos de seleção. Essa exigência tornou-se ainda maior com o crescimento da complexidade dos negócios e das relações interpessoais.

A resiliência é a capacidade de administrar as diversas interferências dos diversos agentes que podem influenciar nos resultados de uma atividade ou negócio, sem deixar que estes fatores externos interfiram negativamente no objetivo final. Quanto mais rápida e mais eficaz for a gestão dessas interferências, melhor é a produtividade do profissional e maior a resiliência.

Suportar dificuldades e desafios e reagir a eles de maneira construtiva é um grande diferencial para bons resultados.

E como desenvolver a resiliência na sua equipe? Como é possível formar profissionais preparados para lidar com um ambiente de mudança e desafios constantes, evitando que essas situações prejudiquem os negócios?

Seguem algumas dicas sobre como desenvolver um espírito de resiliência na sua equipe, a fim de torna-la mais preparada para os desafios do mundo dos negócios.

1 – Mantenha a motivação e perseverança:

Como gestor de uma equipe e líder, é fundamental manter a equipe focada nos resultados, mesmo que o objetivo pareça complexo e distante. Busque motivar e facilitar a compreensão dos desafios analisando todas as forças que impactam os resultados e dê prioridade para ressaltar os pontos que estão dentro do esperado, elucidando perspectivas positivas.

2 – Dê feedback constante:

Lidar com as incertezas do mercado já não é fácil. Não deixe que as pessoas não saibam como seus desempenhos estão sendo percebidos e essas incertezas aumentem. Dar orientação às pessoas sobre como se espera que elas encarem suas atividades e os desafios das funções torna os desafios mais fáceis.

3 – Mostre-se um líder determinado:

Como líder, você é o grande exemplo. As pessoas buscam referência em você e nas suas atitudes para direcionar seus esforços. Portanto, reflita a imagem que você gostaria que sua equipe tivesse quando precisar utilizar da resiliência. Serenidade, foco e determinação são características fundamentais nesses momentos.

4 – Compartilhe suas experiências:

Mostre casos de situações anteriores que também foram complexas e terminaram em resultados positivos. Fale sobre o processo e como as decisões foram tomadas para alcançar os objetivos, mesmo com dificuldades. Dar exemplos reforça sua experiência e traz motivação aos envolvidos.

Essas dicas devem estimular a participação ativa da equipe, aumentando o engajamento das pessoas e melhorando o clima organizacional. Resiliência é fator-chave de sucesso para as empresas alcançarem resultados significativos em mercados complexos.

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